Conselho Feminino – Como a voz das mulheres pode ressignificar as estatísticas atuais?

20 . 06 . 2024 | Sem categoria

Parece papo de “guru da internet”, mas não é. A construção da marca pessoal nunca foi tão crucial. Conheça e transmita sua visão, valores e competências de forma autêntica. Isso fortalece sua posição individual e contribui para mais equidade de gênero entre as lideranças nas empresas.

O que dizem os dados?

Precisamos enfrentar a presença das mulheres nos conselhos de empresas. Recentemente, a pesquisa Board Members Latam 2023/2024, do PageGroup, revelou um cenário desafiador para o Brasil: apenas 25,3% das cadeiras nos conselhos são ocupadas por mulheres. E os números acendem o alerta para outros países da América Latina também.

O estudo ouviu 900 conselheiros, dos quais 411 são brasileiros. A análise das posições ocupadas pelas mulheres nos conselhos revela que 55,8% atuam como membros independentes, enquanto apenas 12,1% são acionistas e 7,1% ocupam a presidência. Esses dados refletem a urgência de promover uma participação mais equitativa em todas as esferas decisórias.

Mudar é preciso!

Mudar esse cenário pode parecer tarefa árdua, mas depende do ponto de vista. Afinal, em meio aos desafios surgem oportunidades. É por isso que reforçamos: “Todo CNPJ é formado por CPF’s”. A representação nos conselhos, assim como em qualquer aspecto profissional, reflete diretamente a construção de uma marca pessoal forte.

A pesquisa também revela que 73% das vagas nos conselhos são ocupadas por indicações dos acionistas. Nesse contexto, um personal branding robusto e intencional é vital para que as mulheres sejam notadas, percebidas como aptas àquela posição, e consequentemente, recomendadas. Construir uma presença digital, participar ativamente em redes profissionais como o LinkedIn e se posicionar como protagonista são ferramentas poderosas!

O propósito da VContent

Um dos principais objetivos da VContent é apoiar mulheres a se comunicarem melhor e contribuir com o aumento da representatividade feminina nos conselhos e no mercado de trabalho como um todo. Portanto, nossa mensagem é clara: Investir na sua marca pessoal não é apenas uma opção, mas uma necessidade atual para ascensão na carreira ou nos negócios. Cada profissional, ao construir a própria narrativa, colabora com a diversidade para lideranças mais inclusivas. Todas contam.

A transformação começa em cada uma de nós. Então, que cada marca pessoal seja o reflexo de um futuro mais diverso e igualitário. Vamos juntas!

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