Cuidado com os pontos cegos no seu posicionamento digital. Eles podem atrapalhar sua reputação.
Seu Perfil Pessoal No LinkedIn é Só Pessoal? Até onde vai sua liberdade de expressão no perfil pessoal do LinkedIn?
Acredito que a vida é feita de combinados. Desde o namoro, casamento até regras com filhos, as leis da sociedade, e mais recentemente a LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados aqui na internet.
Mas e qual a relação disso com o seu perfil no LinkedIn?
Como em qualquer rede social, ele é público. Tudo que é postado é como falado: não dá para “desfalar” ou “desler”, podemos e devemos, claro, nos retratar, quando for o caso.
E o relacionamento que você tem com seu cliente ou empregador? Geralmente é um combinado. Assinamos contratos, estabelecemos acordos e entregáveis.
Algumas regras estão mais claras do que outras, é verdade.
Porém, acredito que esses acordos se estendem para as redes sociais, para a internet de forma geral.
Se você tem sua carteira assinada (CLT), mas pelas redes você se posiciona com valores diferentes propostos e combinados, seus líderes ou o RH podem entender seu comportamento como desalinhado ao perfil de colaborador desejado para o negócio.
Isso pode ser fatal para sua carreira e reputação. Depois para reconstruir, anos e anos são necessários, com a chance de não dar certo.
Já parou para pensar que cada ação sua no digital está construindo seu posicionamento e sua marca pessoal para fortalecer ou enfraquecer sua empregabilidade?
Fazer nada também é uma decisão.
Escolheu ficar na zona de conforto, sem buscar avanço. Escolheu ficar apenas na bolha dos colegas da empresa, sem construir seu networking, se desenvolvendo ou acompanhando a evolução do mercado.
O mundo está mudando tanto e tão rápido, que quem está parado, na verdade já ficou para traz. A forma de desenvolver negócios mudou bastante, especialmente com a pandemia.
Contudo, a vida é feita de escolhas. Se você escolheu a rede das imagens como seu principal passa tempo, cuidado. Diferentemente das redes do nosso amigo Zuck, o LinkedIn é uma rede de quem está buscando conhecimento, construção de relacionamento e se posicionando de forma profissional – e oferecendo serviços.
Sinto informar, mas se você está no LinkedIn a passeio, está perdendo tempo. Essa rede global de profissionais não tem espaço e não dá visibilidade para amadores ou para interesses que não sejam ligados à carreira ou negócios.
Perfis inativos ou incompletos demais, sem foto, banner, com “Em busca de recolocação” ou a sua graduação no título, perdem cada vez mais visibilidade. Cai no infinito. Perde percepção de valor e a empregabilidade vai pelo ralo.
Sabe qual é a pior parte disso tudo?
Não sé somente você que sai perdendo. A sua empresa também perde – e muito – com sua falta de olhar estratégico para essa rede aqui.
Colaborador que desconhece as leis do digital ou não percebe que suas atitudes, em especial o LinkedIn, impactam diretamente nos negócios, na percepção de marca e na conversão de leads em propostas, está ficando para traz e travando também a empresa em que trabalha.
O marketing se mata de gerar leads, cria mídia, conteúdos, sequência de e-mails, campanhas inteiras. Aí o contato do potencial cliente chega para o time comercial e as reuniões não avançam, não tem fit, não tem conexão humanizada.
De repente o potencial cliente vai “investigar” o nome do executivo comercial e encontra (quando encontra) um perfil abandonado, com teias de aranha e com cara de currículo.
E depois não entende por que os negócios não avançam. Nesse artigo você pode entender melhor quais são os principais erros cometidos dentro do LinkedIn.
TRABALHABILIDADE?
Como empresária acredito que o a visão do trabalho está mudando e vai mudar cada vez mais.
Precisamos ressignificar o mundo do trabalho.
Seu ou o meu trabalho não é apenas O TRABALHO em si. Existe muito mais em jogo.
Como meu marido é piloto profissional gosto de usar essa analogia aqui:
A hora da corrida vai muito além de sentar no carro/kart, e correr. Na verdade, a corrida começou muito antes. O resultado dela se deve a muito treino, preparo emocional e nutrição e hidratação para o corpo.
A vitória começou no preparo, no treino físico, no cuidado, no capricho, nos estudos do cliente, no seu posicionamento no LinkedIn.
Acredito que devemos trazer essa visão para a forma como encaramos a rotina do trabalho.
É assim que fortalecemos a nossa trabalhabilidade.
Aquela frase típica “eu só trabalho aqui” é um convite para o cancelamento, para sua exclusão do grupo. Não existe mais espaço para esse perfil no mercado especializado, profissionalizado.
ECONOMIA DA ATENÇÃO
Todos temos 24h no dia, escolhemos e selecionamos as nossas prioridades. Na hora de agendar reuniões, não tem como ser diferente. Se você trabalha com vendas, é executivo de contas ou tem como meta desenvolver novos negócios ou fornecedores, cuidado como se posiciona e como se movimenta na rede.
Seu perfil pode estar sendo um tiro no pé para seus resultados, e consequentemente da sua empresa também.
Enfim, não adianta apenas a liderança saber disso, apenas os gerentes e diretores estarem ativos e bem posicionados. Os profissionais que movimentam a empresa e entram em contato com o cliente, precisam também agir de acordo com essa visão.
O QUE FAZER
Foi pensando nesses desafios que venho organizando e ministrando palestras e treinamentos para empresas de tecnologia, universidades, óleo e gás, mineração, serviços empresariais, pesquisas, entre outras.
Nesses workshops e palestras trabalhamos desde a sensibilização dos colaboradores, até a alta liderança. E dependendo do caso criamos todo um plano personalizado para começar a ser mais assertivo e estratégico na maior rede social profissional do mundo.
Recentemente fui convidada para integrar o quadro de Learning facilitator do MIT – Massachusetts Institute of Technology Professional Education, para o curso de extensão online em comunicação persuasiva e pensamento crítico. Fui convidada pelo LinkedIn.
Se você ou sua empresa desejam minha ajuda para tornar seu LinkedIn ou da sua empresa mais profissional será um prazer conhecer seu desafio. Agende agora mesmo um café virtual comigo no vivian@vcontent.com.br
Vivian Lopes é sócia-fundadora da VContent Assessorias e Treinamentos desde 2016. Acreditamos no impacto da marca pessoal bem gerenciada e estratégica para acelerar novos negócios. É estrategista de Comunicação e personal brander para líderes. Jornalista com MBA em Gestão de Marketing e pós graduação em Storytelling. Certificada pelos EUA em personal branding. Apaixonada por inovação com clientes em +6 países🌍.